Início » PSA total e livre: exames cruciais para diagnóstico do câncer de próstata
Doenças Saúde e Bem-estar

PSA total e livre: exames cruciais para diagnóstico do câncer de próstata

PSA total e livre: exames cruciais para diagnóstico do câncer de próstata
Um dos exames fundamentais para a detecção do câncer de próstata ainda é desconhecido por muitos homens. Confira os detalhes.

Geralmente conhecido como um exame de rotina para diagnosticar o câncer de próstata em homens, o PSA (Antígeno Prostático Específico) pode detectar sinais de câncer antes mesmo do aparecimento de sintomas.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, sendo ultrapassado apenas pelo câncer de pele não melanoma. Entre 2023 e 2025, estima-se que haverá cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no país.

Mas o que é o antígeno prostático específico?

Trata-se de uma enzima (glicoproteína) que atua como marcador tumoral, capaz de identificar com precisão qualquer evolução do carcinoma da próstata.

Essa enzima é secretada no líquido seminal e, em casos de câncer de próstata, é encontrada em grandes concentrações.

Em condições normais, a presença do PSA no sangue dos homens é bem menor. Todos os homens têm PSA no sangue, mas em níveis mais baixos.

Para que serve o exame de PSA?

A principal função do PSA é servir como marcador de câncer de próstata, sendo utilizado juntamente com o exame digital retal (toque prostático) para ajudar na detecção precoce do carcinoma.

Além disso, níveis elevados de PSA podem ser causados por outras condições não cancerosas, como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata que dificulta a micção) e a prostatite (infecção geralmente bacteriana do trato urinário).

Por isso, é essencial realizar outros procedimentos diagnósticos, como ultrassom e biópsia prostática, para obter um diagnóstico completo.

Quais são as principais diferenças entre o PSA total e o PSA livre?

O PSA pode ser encontrado no sangue de duas formas: PSA livre (não ligado) e PSA ligado a outras proteínas. A soma do PSA livre e do PSA ligado é chamada de PSA total.

Com base nos valores do PSA total, a dosagem do PSA livre e a relação PSA livre/total podem aumentar a especificidade do PSA e melhorar a detecção do câncer de próstata.

Como o exame de PSA é realizado?

Os dois tipos de PSA são medidos no soro através da coleta de uma amostra de sangue venoso. Alguns cuidados devem ser tomados antes da coleta:

Preparação para o exame de PSA:

  • Evitar relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas antes da coleta.
  • Não fazer exercícios em bicicletas, nem andar de moto ou a cavalo nas 48 horas antes da coleta.
  • Esperar 4 dias após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal.
  • Esperar 5 dias após uma cistoscopia.
  • Esperar 7 dias após um ultrassom transretal.
  • Esperar 15 dias após uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia.
  • Esperar 21 dias após um estudo urodinâmico.
  • Esperar 30 dias após uma biópsia de próstata.
  • Não é necessário jejum para a coleta da amostra.
  • Em casos de prostatectomia total, não é necessário preparo prévio.

Duração e tipo de coleta:

Será coletada uma amostra de sangue venoso, o que leva cerca de 5 a 10 minutos, por meio da punção de uma veia periférica.

Com que frequência deve-se realizar este exame?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos consultem um especialista para avaliação individual do risco de câncer de próstata. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar as consultas aos 45 anos.

A frequência do exame de PSA será determinada com base nos resultados do exame.


Axial Inteligência Diagnóstica

Axial Inteligência Diagnóstica é amplamente reconhecida como líder no campo dos exames diagnósticos para o controle eficaz da hipertensão arterial e outras condições de saúde. Com laboratórios e centros de diagnóstico estrategicamente distribuídos em diversas regiões do Brasil, a Axial Saúde oferece uma ampla gama de procedimentos especializados, com destaque para os exames cardiológicos, além de serviços como vacinas, check-ups completos e exames de imagem.

Nossa plataforma simplifica o agendamento e a realização dos principais exames de check-up preventivo, proporcionando-lhe conveniência e tranquilidade. Com um atendimento personalizado e eficiente, a Axial Saúde está pronta para ser sua parceira de confiança na busca por uma saúde de excelência e precisão no controle da hipertensão arterial. Confie na Axial Saúde para cuidar da sua saúde de forma dedicada e especializada.